quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Cinéfilo.com - A Origem

Só digo uma coisa:Nolan.Esse talvez tenha sido o motivo principal do sucesso do filme.Claro,o elenco de peso também ajudou bastante,mas após Nolan fazer o que fez em "Batman - The Dark Knight",todos os olhos da mídia voltaram para ele para ver o que seria tão especial.
Com um elenco com Leonardo DiCaprio,Michael Caine e Ken Watanabe alguma coisa grande estaria por vir.
Por ser um filme bastante esperado,ele também carrega o fardo da responsabilidade de ser um realmente bom,mas será que ele cumpriu com o acordo?
-
O filme conta a história de Dom Cobb (Leonardo DiCaprio),um especialista em roubar e alterar ideias de grandes mentes.Como ele já não tem mais por onde fugir,devido à sua ficha criminal,ele aceita um trabalho proposto por Saito (Ken Watanabe),de implantar uma ideia na mente do herdeiro do seu concorrente,Fischer (Cillian Murphy).
Para isso ele irá precisar de uma equipe.Por isso viaja os 4 cantos do mundo para consegui-los.
Ariadne (Ellen Page) é a arquiteta,ela é quem constrói o sonho em si,com prédio,pontes,casas e tudo mais.Cobb não está mais hábil a projetar sonhos,por motivos explicados depois.No momento ele entra somente com o sub consciente,as pessoas,é ele quem dá "vida" ao sonho.
Arthur (Joseph Gordon-Levitt) é o braço direito de Dom Cobb,e o responsável para que tudo saia de acordo com os planos.
Eames (Tom Hardy) é o falsificador,ele consegue assumir a forma de outra pessoa para manipular ela em seu próprio sonho.
Yusuf (Dileep Rao) é o químico.Ele é quem fabrica as drogas para sustentar os níveis de sonhos.
Vale lembrar que sempre temos a presença de Mal (Marion Cotillard),que é a projeção da mulher já falecida de Cobb.Ela sempre aparece para acabar com os planos de Dom,sendo assim impossibilitando-o de arquitetar os sonhos.
-
Para a compreensão total desse filme,você deve prestar atenção total nos detalhes,mínimos detalhes que podem fazer toda a diferença.
Um exemplo disso é quando eles explicam que o tempo nos sonhos vão mais devagar.Cinco minutos de sono equivalem à um sonho de uma hora.Nolan conseguiu ilustrar isso perfeitamente quando na realidade é tocada Edith Piaf em um ritmo normal,mas no sonho a música fica mais lenta e se torna o tema da cenas sonhadas.Fantástico!
Outro detalhe importante fica entre o relacionamento de Mal e Cobb.Quando Dom Cobb está no mundo real ele não usa aliança,mas nos sonhos ele usa.Porquê?
Pelo simples fato que no mundo real,ele conseguiu se livrar da culpa de ter "matado" a Mal.Já nos sonhos,eles ainda permanecem juntos.
-
Voltando à trama principal do filme,a mente de Fischer,eles tem um pequeno problema para inserir a ideia: o sub consciente de Fischer é treinado e militarizado,ou seja,mesmo dormindo o sub consciente dele pode atacar invasores,roubando uma frase do filme "Exatamente como glóbulos brancos atacam uma infecção".
Vários problemas ocorrem logo no primeiro nível do sonho,como um trem de carga atravessando a cidade e outras coisas mais.
Para tentarem se livrar do sub consciente treinado,eles resolvem descer para o segundo nível de um sonho,do que nada mais é do que um sonho dentro de outro sonho.Mais uma sub trama ocorre com Cobb tentando fazer a mente de Fischer se virar contra ele mesmo,uma pitada de romance entre Arthur e Ariadne e mais sonhos.
Mesmo estando em uma camada mais interior da mente de Fischer,eles ainda não tem o que querem e resolver descer para o terceiro nível,um sonho dentro de um sonho dentro de outro sonho.
Mesmo com alguns imprevistos,Fischer consegue chegar ao cofre mas como Cobb sabia de um atalho,Mal chega para estragar tudo de uma tal maneira que eles precisam ir para o limbo resgatar Fischer.
O limbo é um vazio compartilhado por todos que já estiveram nele.Quando está altamente sedado e você morre no sonho,você não acorda você vai para o limbo.
Ai então é a hora da redenção de Cobb,de se esclarecer toda a história talvez um pouco macabra entre ele e a Mal.Muito #mimimi e chororô nessa hora mas nada que detone o filme inteiro,pelo contrário só faz ainda mais interessante.
-
Nesses momentos finais do filme,as dúvidas são inevitáveis mas é essencial prestar atenção nos detalhes e com certeza grande parte das suas dúvidas serão sanadas.
Cobb e sua equipe voltam do sonhos com a sensação de mente livre,dever cumprido.E como foi um acordo,Saito cumpre com a parte dele em deixar Cobb entrar no Estados Unidos novamente.
-
"A Origem" faz jus à toda produção ao longo do tempo,efeitos visuais fantásticos combinados com efeitos sonoros igualmente bons amarrado à um bom enredo contendo um ótimo elenco.
Nolan acertou em cheio mais uma vez,assim como fez em The Dark Knight e Amnésia e com certeza será lembrado não por um filme mas por uma obra prima.






-
Para mais informações ouça o Nerdcast 224 - A Origem - Me belisca que eu tô acordado!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário