segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

FPS: Console vs PC




Dentro dos games existem vários gêneros e dentre os mais famosos podemos citar o FPS (Primeira Pessoa) que nada mais é do que um simples Call of Duty ou Halo.
Esse estilo sempre dominou os PC's desde os jogos primórdios como Castle of Wolfeinstein e foi evoluindo com o tempo.Por mais de 30 anos,os computadores dominaram a "produção" de games em primeira pessoa.

-
Com a chegada dos consoles da sétima geração (X360,PS3 e Wii) a chance das revendedoras de games ganharem mais dinheiro,ficaram maiores,portanto os games se tornaram multiplataformas.E isso gerou,e gera até hoje,uma enorme discussão: "Em qual plataforma a experiência de jogar um FPS acaba sendo melhor?"
Óbvio que se seu computador não é próprio para jogos,a experiência em um console acaba sendo melhor,por isso vamos tomar como exemplo de computador,um pc simples para games.
-
Primeiro ponto: Por mais que a mídia diga que não,FPS sempre foram e sempre serão projetados com o intuito de focar os jogadores de PC.
Ok,Halo é sim um ótimo FPS que fez sucesso nos consoles e pioneirizou os outros games multiplataformas.Agora você compara o sucesso que Halo fez nos consoles,com todos os outros jogos de FPS para PC que estão nor mercado.Entenderam meu ponto?
Também não podemos tomar como certo que só porque o Jogo "X" ganhou o Video Game Award quer dizer que ele traga uma boa experiência e uma boa jogabilidade tanto no console,quanto no pc.
-
Segundo ponto: Quando você compra um console,você não precisará se preocupar com atualizações do hardware nos próximos 3 à 5 anos,e isso é algo bom.Mas quando você tenta colocar este exemplo no PC,as coisas ficam diferentes.



Exemplo 01:
Pessoa A conseguiu comprar o seu tão sonhado Xbox 360.Cerca de dois anos depois,essa Pessoa A viu que irá sair um lançamento ótimo para seu console que ela gostaria de comprar.Sem problema algum ela poderá comprar o jogo e ser feliz.

Exemplo 02:
Pessoa B conseguiu juntar um dinheiro e montar o PC dos sonhos.Alguns anos depois,o mundo para devido ao lançamento de um determinado jogo.Infelizmente,o computador da pessoa B já está ultrapassado,com uma placa de vídeo que não consegue rodar os jogos que estão sendo lançados mais recentemente.
-
Resultado:
A Pessoa A gastou uma quantidade fixa de dinheiro e não tem preocupação quanto à atualização do hardware do console.
Já a Pessoa B,terá que trocar constantemente determinadas peças se quiser rodar jogos novos.
-
Vamos encerrar essa discussão falando sobre os pontos cruciais: Mouse vs Controle Analógico.
Desculpas clássicas: "Jogar com mouse é muito fácil,eu quero desafio!" - Usuário do Controle
"Prefiro algo que eu consiga controlar com mais facilidade" - Usuário do Mouse
Essas "desculpas" não são válidas,já que se você quiser realmente ficar bom em algo,nada mais justo do que treinar bastante.
Pessoas que já estão acostumadas com o mouse,podem sentir uma certa dificuldade com o jogo exigir uma mira mais precisa,isso é normal.
Já pessoas que usam o controle,ao pegarem um mouse podem ter um "atraso" na hora do tiro,já que no thumbstick exige-se mais precisão.

-
Vamos agora colocar os pingos nos is:
O mouse é muito imersivo quando se fala de FPS.Você consegue mergulhar no jogo do que um controle analógico.É fácil colocar a mira em outra pessoa e atirar,só que é muito mais fácil a outra pessoa também fazer o mesmo.
No mouse,você tem uma mão livre inteira a dedicação dele.Mouses próprios para games tem cerca de 4 ou mais botões que podem ser utilizados como botões no teclado.
Já no controle analógico,você controla a mira com um dedão,o que,realmente,torna o jogo ainda mais desafiador.Mas,não são todos que tem grande pontaria com um só dedo,ao contrário do mouse.
E não vamos esquecer de uma coisa: FPS foram desenvolvidos em volta do design do mouse e do teclado.A harmonia desses dois instrumentos,transforma o jogo em algo muito mais dinâmico.

-
Bom,acho que já deu pra vocês tomarem seus lados e comprarem o que acharem melhor.O lance é pesquisar bem os prós e contras e ser feliz :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário